prevenção

Defesa Civil inaugura primeiro Centro Regional em Blumenau

09 Fevereiro 2018 17:08:00

Secretário da Pasta destacou que todos os municípios catarinenses possuem monitoramento do clima

Foto: Ricardo Lunge/Assessoria de Comunicação/ADR Blumenau

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugurou na quinta-feira (8) o primeiro Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). A estrutura irá atender os municípios que integram as Agências de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Brusque e Timbó. 

Moratelli destacou que todos os municípios de Santa Catarina estão com cobertura, estratégias e monitoramento das ações climáticas. "Nosso estado é o único do Brasil com esta capacidade", disse ele.

Estrutura

O Cigerd foi construído com nove módulos de ferro galvanizado e possui cerca de 160 metros quadrados. O local é autossuficiente capaz de permanecer operando mesmo com falta de energia elétrica. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos R$ 853.082,57.

O coordenador Regional da Defesa Civil, Jackson Dirceu Laurindo, que será o responsável pela unidade, destaca que o Cigerd é importante para que todos pensem em Defesa Civil não somente quando ocorrer um desastre natural, mas também em como é possível evitar e gerir uma crise.

Além de Blumenau, outros 19 Centros da Defesa Civil estão sendo construídos e todos estarão conectados com a central de Florianópolis, de onde são geradas as informações e os dados de monitoramento do clima e nível das barragens e rios. Estão nessa lista os municípios de Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Apiúna, Indaial, Ascurra, Rodeio, Timbó, Benedito Novo, Pomerode, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, fazem parte da Defesa Civil Regional.

Imagens



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br