g. florianópolis

Curso aborda criação da Empresa Simples de Crédito

Uma nova modalidade empresarial, instituída em lei recentemente, deve democratizar o acesso ao crédito para os micro e pequenos empresários no país. Com a criação da Empresa Simples de Crédito (ESC) será possível realizar empréstimos, financiamentos e descontos de títulos com menos burocracia e com taxas menores do que as praticadas pelas instituições financeiras tradicionais.

A mudança na legislação deve trazer mais concorrência ao mercado de crédito e pode ser um grande passo para a desburocratização do ambiente de negócios. Para atualizar empresários, contadores, investidores, consultores, advogado e profissionais da área de fomento será realizado o curso Empresas Simples de Crédito e Duplicata Escritural na próxima terça-feira (11), das 13h30 às 16h30, no auditório da Fecomércio/SC. O evento é uma parceria do Sindicatos das Sociedades de Fomento Mercantil (Sinfac) e a Fecomércio/SC.

A programação também prevê discussão sobre as principais alterações na Lei 13.775/2018, que cria a duplicata escritural digital. Faça sua inscrição.

Acesso ao crédito pulverizado

Juros altos e o excesso de burocracia ou de garantias exigidas pelas instituições financeiras inviabilizam a tomada de crédito pelos pequenos negócios, que equivalem a cerca de 98% dos estabelecimentos no Estado.

Segundo o especialista em direito bancário, Alexandre Fuchs das Neves, que ministrará o curso, este modelo de empresa vem ao encontro da necessidade de alavancagem dos MEI, microempresas e empresas de pequeno porte, visto que a maioria não tem acesso ao crédito e quando tem usam do cheque especial ou cartão de crédito, com taxas que ultrapassam 300% ao ano.

"Abre-se um novo mercado, em especial para os MEI, que representam cerca de 80% das novas empresas abertas no país desde 2017 e são responsáveis por uma considerável parcela da arrecadação de impostos e geração de empregos", pontua Neves. Segundo ele, por ser um modelo empresarial simples poderá atrair uma gama de investidores e novos entrantes no mercado, o que deve baratear ainda mais as linhas de crédito.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br