mérito catarinense

CREA-SC realiza homenagem a profissionais de destaque

Entidade entregou medalha e diploma do mérito nesta quinta-feira (12)

Foto: Murici Balbinot
Presidente do CREA-SC, Ari Geraldo Neumann, entrega medalha a profissionais de destaque

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) realizou na noite desta quinta-feira (12) o reconhecimento de profissionais ativos, empresas, e personalidades já falecidas que são destaque na área de atuação da entidade. A solenidade do mérito catarinense aconteceu na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), em Florianópolis.

"O evento visa reconhecer profissionais que tenham se destacado na engenharia e na agronomia e geociências no estado de Santa Catarina", disse o presidente do Conselho, Ari Geraldo Neumann. "Reconhecimento. Essa é a palavra e o objetivo final desta solenidade. Reconhecer é redescobrir, ter um novo olhar, é relembrar, é, acima de tudo, agradecer", afirmou. 

Ao todo, o CREA-SC homenageou sete profissionais ativos; dois profissionais in memorian; e uma empresa. Veja abaixo a relação dos premiados. O engenheiro civil e presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, falou em nome dos profissionais. 

No discurso, disse que o "número de engenheiros está diretamente ligado ao desenvolvimento de um sociedade" e que quanto mais engenharia tem uma nação, mais riqueza possui. Além disso, lembrou que "a excelência dos profissionais é uma dos fatores do desenvolvimento". 

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, representou o governador Carlos Moisés da Silva na solenidade e disse que "existe um descompasso na nossa valoração social". Ele defendeu novamente a escolha de nomes técnicos para o Executivo e concluiu dizendo que "é o trabalho dos profissionais da engenharia que efetivamente constrói o nosso Estado". 



Os premiados:


Medalha de Mérito:

- Engenheiro agrônomo Milton Luiz Breda - CREA-SC - Proponente: Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro)

- Engenheira civil e de segurança do trabalho Cleusa Crepaldi - Proponente: Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest)

- Engenheira agrônoma Rosângela Costa Rodrigues Pasetto - Proponente: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea)

- Engenheiro mecânico Otávio Ferrari Filho - Proponente: Associação Catarinense de Engenheiros (ACE)

- Engenheiro civil Sílvio Edmundo Pilz - Proponente: Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste de Santa Catarina (Aeao)

- Engenheiro civil e presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) Mário Cezar de Aguiar - Proponente: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj)

- Engenheiro civil e de segurança do trabalho Bernardo Jacinto Damiani Tasso - Proponente: Instituto Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias (Ibape-SC)


Diploma de Mérito:

- Empresa Tupy S.A. - Proponente: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj)


Inscrição no Livro do Mérito (in memorian):

- Engenheiro agrônomo Edilson Luiz Palavro - Proponente: Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Irani (Aeagri) e Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (Seai)

- Engenheiro industrial e mecânico Ascânio Pruner - Proponente: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj)



Balanço

Neumann também comentou sobre o aumento da procura por serviços dos profissionais do setor. "Já se nota uma recuperação pelo número de Anotações de Responsabilidade Técnica [ARTs] emitidas. E é um sinal de que a economia está reagindo e que está aumentando a demanda por parte de profissionais do nosso sistema", disse.

"Os trabalhos de fiscalização também foram modernizados. Nós aparelhamos todos os profissionais com tecnologia de informatização e também de aparelhos e estão realizando uma fiscalização eficiente visando a proteção da sociedade contra o serviço de leigos nessa área", afirmou.

O Conselho deve assinar nas próximas semanas um termo de compromisso com a Controladoria-Geral do Estado para auxiliar na fiscalização de obras públicas. 

Imagens





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br