folia

Copa Lord vence o desfile das escolas de samba de Florianópolis

12 Fevereiro 2018 19:54:00

Enredo contou a história do Manjericão, planta que é utilizada ao longo do tempo com diversas finalidades

Foto: Rony Costa

A Embaixada Copa Lord é a campeã do Carnaval de Florianópolis 2018. A apuração dos pontos ocorreu na tarde desta segunda-feira (12) na passarela Nego Quirido, na capital. A escola venceu com 269,5 pontos, recebendo nota 10 em praticamente todos os quesitos. A vice-campeã foi a escola Os Protegidos da Princesa, com 269 pontos. Esse é o 20º título da Copa Lord. 

A escola entrou na avenida às 2h45 já do domingo, com 1,7 mil componentes distribuídos em 22 alas e duas alegorias. A agremiação tem como cores oficiais o amarelo, vermelho e branco, e representa a comunidade do Morro da Caixa, em Florianópolis.

O enredo contou a história do Manjericão, planta que vem sendo utilizada ao longo do tempo com diversas finalidades, desde a culinária até rituais ligados à religiosidade, apresentando diferentes significados para cada cultura. Com o tempo, a essência do uso do manjericão se manteve: a ligação com a fé e a espiritualidade. Sua história envolve santos, mitos e muitas crenças.

Ao ritmo do samba, a Embaixada Copa Lord entrou na Nego Quirido para "lavar e purificar a passarela com o manjericão". O público pode conferir um histórico sobre a origem da erva, seus poderes medicinais, de limpeza espiritual e até mesmo o uso como tempero culinário. 

Confira a classificação geral

Campeã - Copa Lord - 269,5 
Vice-campeã - Protegidos da Princesa - 269 
3º lugar - Dascuia - 268,2 
4º lugar - Consulado 268   
5º lugar - Coloninha 266,8   
6º lugar - Nação Guarani 250,8

O prefeito da capital, Gean Loureiro, que acompanhou o desfile de todas as escolas desde o sábado à noite até a madrugada de domingo, afirma que o carnaval, tanto na passarela, como nas ruas e nos blocos de bairro, tem papel fundamental para a economia da cidade. "O fluxo é intenso em todas as praias. O objetivo é fortalecer cada vez mais esse evento como uma das datas que trazem o maior volume de recursos e de turistas para Florianópolis", disse ele. 

Conforme o prefeito, depois do réveillon, o carnaval é a data que registra a maior de ocupação na hotelaria, chegando a próximo de 100% de ocupação. "Isso repercute diretamente no ICMS do Estado, refletindo para em benefícios para o município", diz Gean. 

Desfile da campeã 

A passarela Nego Quirido recebe nesta terça-feira (13), a partir das 22h30, o desfile das campeãs. Passarão novamente pela avenida as escolas Os Protegidos da Princesa e Copa Lord. As agremiações terão o mesmo tempo que tiveram no sábado para reapresentar o samba enredo, ou seja, até 1h10min cada.

Quem comprou ingresso para comparecer no desfile do grupo especial no sábado pode levar o canhoto nesta terça para acessar as arquibancadas. Quem não tiver ingresso, pode comprar pela internet, no site Ingresso Rápido, a partir das 17h desta segunda, por R$ 20. A Liesf também vai vender ingressos para a arquibancada a partir das 19h de terça na bilheteria da Passarela Nego Quirido. O valor também será de R$ 20.






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br