meio ambiente

Conselho de Medicina Veterinária criou gibi para alertar público infantil

Objetivo é apostar na educação para frear casos de animais mortos em SC

Foto: Divulgação
Presença de lixo na água mata, polui e prejudica formação dos animais

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, mais de 26 mil animais marinhos foram encontrados mortos em Santa Catarina entre agosto de 2015 e maio de 2019. As espécies mais atingidas são pinguins, tartarugas e gaivotas, muitas vezes vítimas de ingestão de lixo.

Para combater a mortandade, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV/SC) criou um gibi voltado ao público infantil. O objetivo é conscientizar as crianças desde cedo sobre o perigo do descarte incorreto de resíduos e consequente cuidado com a fauna. Segundo o Projeto Tamar, mais de 6 milhões de toneladas de lixo são descartadas no oceano por ano.

O gibi conta a história de uma tartaruga que fica doente ao ingerir plástico jogado no mar, mas que consegue ser salva. O material digital já está disponível para download no site do conselho e será lançado na próxima segunda-feira (7), durante Sessão Solene Especial em homenagem aos 50 anos do Conselho, na Alesc. O evento, aberto ao público, será realizado às 19 horas. 

Distribuição

As cartilhas serão distribuídas na próxima temporada de verão, no litoral catarinense. A tiragem é de 5 mil exemplares. "Estamos negociando parcerias com o governo do Estado e prefeituras para viabilizar ações educativas e recreativas no ano que vem. O conceito de Saúde Única, integração entre saúde humana, animal e ambiental, está cada vez mais presente na Medicina Veterinária, por isso abraçamos esta causa social, cumprindo nossa missão de promover o bem-estar da população", disse o presidente do CRMV/SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.

O trabalho conta com o apoio do Projeto Tamar, R3 Animal, Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros, ONG Remar, Limpar, Ensinar e a Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária de Santa Catarina (Somevesc).

Este é o quinto gibi infantil produzido pelo Conselho, que já abordou em suas outras cartilhas os temas zoonoses, bem-estar animal, posse responsável e tráfico de animais silvestres. 



As cartilhas serão distribuídas na próxima temporada de verão, no litoral catarinense







logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br