15 de março

Confiança nas promoções é maior no Dia do Consumidor do que na Black Friday

15 Março 2019 17:53:00

Foto: Murici Balbinot
39% das pessoas preferem fazer compras em mercados e pontos de vendas físicos

O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é um dos pontos altos de venda no primeiro semestre. De acordo com o estudo Google Survey, ao contrário da Black Friday, a data tem credibilidade quanto a efetividade de suas promoções, é capaz de impactar na venda de uma ampla gama de produtos e tem como ponto focal de compras mercados e lojas físicas.  

A pesquisa revelou que cerca de 65% dos consumidores que fizeram compras nesta data no ano passado, encontraram as promoções que procuravam. Os produtos mais vendidos foram alimentos (35,4%), produtos relacionados a moda e a beleza (27,7%) e eletrônicos (17%). O Dia do Consumidor culmina, na verdade, em uma semana de aumento de compras. Segundo o estudo, as principais lojas online do país registraram em 2018, 13 milhões de visitas a mais nos dias que precederam e seguiram a data.

Por mais que procurem e pesquisem online, os consumidores efetivam as comprar, em sua grande maioria, em lojas físicas neste período. Para este ano, 39% das pessoas pretendem fazer compras em mercados e pontos de vendas físicos.

Oportunidade para empresários

O Dia do Consumidor tem se tornado um período de compras que vai além de um dia específico e pode estimular determinados comportamentos de consumo. É uma oportunidade para trabalhar categorias que estão caindo em determinada época do ano. Pedro Galoppini, CPO da Involves, empresa que desenvolve um software de gestão de trade marketing, exemplifica: "O clima ainda está quente em março, mas a data pode ser a oportunidade de vender produtos mais típicos do inverno, com preços atrativos. Com um merchandising dedicado e ofertas específicas você potencializa produtos de outros períodos sazonais".

Galoppini resume os principais pontos de atenção no ponto de vendas para impulsionar as compras nesta data. "Você precisa impactar essa pessoa, fazê-la entender a importância do seu produto e como essa compra será vantajosa. Tudo tem a ver com a dedicação e melhora da exposição no PDV. Em um trabalho voltado ao Dia do Consumidor, nada é tão importante quanto pensar no interesse e experiência dele. Ele deve ser colocado em primeiro plano", finaliza.

Datas comemorativas oferecem, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade e um risco para os varejistas. Isso porque são nestes períodos que são registrados os maiores índices de inadimplência. Por um lado, principalmente para pequenos negócios, a falta de pagamento representa um problema para a gestão das lojas, por outros, é uma situação que impacta no relacionamento do consumidor com o estabelecimento.

Piero Contezini, CEO da Asaas, fintech que desenvolve um software para gestão de cobranças, diz que automatizar este processo é a melhor saída para garantir a efetivação da compra e não prejudicar o relacionamento com o consumidor. "A automatização do processo de cobranças permite que o software lembre ao comprador da dívida de forma impessoal, profissional e periódica, com uma comunicação não agressiva. O lojista, portanto, não precisa perder o seu tempo com as cobranças e o consumidor tem a mão todas as informações que precisa para sanar a dívida, de forma não invasiva", explica Piero.

"O consumidor quer estabelecer uma relação de confianças com as marcas e não apenas consumir. Muitos especialistas do passado apontaram que o varejo físico iria morrer, mas isso não é verdade, o varejo físico permite que a marca se conecte profundamente com seu cliente. Uma data como o Dia do Consumidor é excelente para isso, sua loja pode preparar uma boa promoção, desenvolver um ambiente exclusivo, oferecer brindes, realizar uma ação após o dia exclusiva para quem comprou no Dia do Consumidor, por exemplo. São muitas oportunidades", comenta Tiago Vailati, CEO da Hiper, empresa que desenvolve software de gestão e vendas para o micro e pequeno varejista.  




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