oeste

Chapecó recebe Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

A 2ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizada a partir desta quarta-feira (4) até sexta-feira (6), no salão nobre da Unochapecó, em Chapecó. O evento visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano, principalmente, nos três estados do Sul. Esta inciativa proporciona um espaço de discussão sobre a produção e o uso do biogás como fonte de energia e tem correalização do Sebrae/SC. 

Profissionais de vários lugares do Brasil estarão reunidos para participar de painéis, debates, apresentação de cases e visitas técnicas. A programação possibilita discussão sobre políticas públicas, inovação, tecnologia, processos e panorama setorial de oportunidades. O evento contará também com o Espaço Biogás de Negócios, que é um ambiente para que empresas e entidades possam divulgar produtos e serviços, ampliar networking, estabelecer parcerias e realizar negócios.

De acordo com o coordenador-geral do Fórum, Clóvis Leopoldo Reichert, "Chapecó abriga as principais empresas processadoras e exportadores brasileiras de carne suína, aves e derivados, com potencial de geração de biogás. Além disso, é um polo universitário, com estrutura de serviço e gastronomia para os visitantes, por isso a capital do oeste é um endereço estratégico para o evento", explica.

Promoção

A realização do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE), da Embrapa Suínos e Aves e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A correalização é da Unochapecó e do Sebrae.

O evento tem patrocínio Ouro da Sicoob e Fapesc, patrocínio Prata do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e patrocínio Bronze de Bombas Beto, ENC Energy, Grupo Cetric, CHP Brasil, Germek, Janus & Pergher, PESA CAT, Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

O apoio é da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), governo do RS por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, Fiesc, Fiergs, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, Sistema Ocergs Sescoop/RS, Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Low Carbon Business Action Brazil, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Chapecó e Região Convention& Visitors Bureau, Prefeitura de Chapecó, Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren), Associação Comercial Industrial Chapecó (ACIC), Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), NRG Hub,e Associação da Indústria de Cogeração de Enregia (Cogen). 





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br