g. florianópolis

Capital sedia treinamento sobre combate à lavagem de dinheiro

07 Junho 2019 15:25:00

Objetivo é atualizar as empresas de fomento comercial sobre as novas regras

Maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil, a operação Lava Jato colocou a movimentação de recursos ilícitos e operações suspeitas sob os holofotes. A partir de uma série de mudanças na legislação nos últimos anos, a atuação preventiva e repressão à prática ficaram ainda mais expressivas.

Para atualizar as empresas de fomento comercial sobre as novas regras da resolução 21/2012, que estabelece normas gerais para a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, será realizado treinamento na próxima terça-feira (11), das 18h às 22h, no auditório da Fecomércio/SC.

A capacitação é exigida pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e deve ser aplicada e revalidada anualmente. Em Santa Catarina está sendo promovida pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil (Sinfac), com apoio da Fecomércio/SC.

Faça sua inscrição

"Esta é uma obrigação e um dever de cidadania, considerando que o problema de lavagem de dinheiro causa prejuízos enormes para a sociedade, além de um risco de imagem para diversos setores. A pergunta a ser respondida é: quais as providências efetivas que a minha empresa tomou para evitar que fosse usada para lavar dinheiro?", questiona o especialista em instituições financeiras, FIDCs, securitizadoras e fomento mercantil, Alexandre Fuchs das Neves, que comandará o treinamento.

Programação

O treinamento abordará os conceitos de lavagem de dinheiro, setores mais usados, formação do RIF (Relatório de Inteligência Financeira), compliance, obrigações do setor, cadastro e recadastramento anual no Coaf, entre outros temas.

Um dos destaques do treinamento é a discussão sobre a resolução 29/ 2017, que traz as diretrizes e os procedimentos a serem observados nas operações com Pessoas Expostas Politicamente (PEP) e de seu círculo próximo.

mais sobre:

Fecomércio/SC Geral



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br