sustentabilidade

Campanha estimula a reciclagem de lixo aos moradores de Joinville

16 Maio 2018 16:34:00

Todos os 160 mil domicílios de Joinville, onde trabalham e residem mais de 500 mil habitantes, serão visitados até 2020 para que efetivamente façam a separação do lixo reciclável. A ação faz parte do Programa "Dê a Mão para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda", coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), com apoio da Prefeitura de Joinville. 

Atualmente, Joinville produz por mês 12 mil toneladas de lixo, das quais apenas 800 toneladas (6%) da parte reciclável são separadas. Segundo estimativa do setor, esse percentual pode chegar a 35%.

A campanha começa na próxima segunda-feira (21), e se estenderá com calendário até início de 2020. A previsão é que os 160 mil domicílios sejam visitados em semanas alternadas nas regiões onde há coleta seletiva. 

O foco é ampliar o conhecimento da população sobre a separação correta dos materiais recicláveis e o quanto esta atitude pode contribuir com o meio ambiente e, também, com a geração de trabalho e renda para aqueles que vivem da reciclagem de resíduos.

Santa Catarina  

Em 2006, um projeto piloto foi implantado em Santa Catarina em quatro municípios com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou bons resultados, ultrapassando as metas estabelecidas.

Atualmente, o Programa Dê a Mão para o Futuro realiza suas ações em nove Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Amazonas) e está em processo de expansão para mais três estados: Ceará, Rio Grande do Norte e Pará.

O Programa participa do Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral e foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br