Brasileiro premiado participa do lançamento do Biênio da Matemática, em Londrina

16 Fevereiro 2017 20:13:00

A promoção do evento é da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR)

marceloviana2.jpg
Marcelo Miranda Viana da Silva

O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Miranda Viana da Silva, do Rio de Janeiro, estará em Londrina na próxima segunda-feira, dia 20, para participar do lançamento regional do "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa" (bieniodamatematica.org.br), que será realizado no Brasil. O evento será às 15 horas no Teatro Mãe de Deus (Avenida Rio de Janeiro, 670, Centro) e contará com a participação de alunos do ensino fundamental e médio, representantes de escolas públicas e privadas, professores, diretores e educadores. A promoção é da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado paranaense Alex Canziani (PTB).

O Biênio da Matemática tem como principal objetivo promover o raciocínio lógico e abstrato e o ensino da disciplina no país, por vezes estigmatizada por muitos alunos nas salas de aula, o que, direta e indiretamente, contribui para a péssima posição do Brasil nas avaliações. Em 2015, no último exame do "Programme for International Student Assessment" (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os brasileiros ficaram na 66ª posição dentre 72 países pesquisados, terminando os exames 70% abaixo do esperado na matemática. "Esta situação não pode continuar assim, temos que melhorar e ajudar a despertar o interesse dos jovens", destaca Canziani.

Neste ano o Brasil sediará a "Olimpíada Internacional da Matemática" (IMO 2017, em inglês) com a participação de mais de 140 países. No ano que vem será a vez do "Congresso Internacional de Matemáticos" (ICM 2018), a ser presidido por Viana, que concebeu e lidera o projeto do Biênio, incluído no calendário nacional através da Lei 13.358, de 7 de novembro de 2016. Matemático reconhecido internacionalmente, Viana diz que a inclusão do Brasil no mapa mundial da matemática expressa o prestígio dos pesquisadores brasileiros na comunidade científica internacional. "Esses eventos compõem uma oportunidade única de disseminar a importância da matemática", acrescenta.

PREMIADO - Marcelo Viana é o primeiro brasileiro e primeiro matemático, juntamente com François Labourie, a receber o "Grande Prêmio Científico Louis D.", principal premiação científica da França, oferecido pelo "Institut de France". Com graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990), ele é membro do Comitê Executivo do Conselho Matemático das Américas ("Mathematical Council of the Americas"), editor de diversas revistas de circulação internacional e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. #

logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br