vale do itajaí

Adjori/SC prestigia comemoração pelos 50 anos da AMMVI

Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí fez história na última sexta-feira (2)

Na última sexta-feira (2), a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) completou 50 anos de história com participação especial da diretoria da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC). Estiveram presentes o presidente da entidade e diretor do Jornal Metas, de Gaspar, José Roberto Deschamps, e o 1º secretário e diretor do Jornal Cabeço Negro, de Apiúna, Aílton Carlos Coelho.

Na ocasião, a Adjori/SC recebeu um certificado assinado pela AMMVI que concede à entidade a Ordem do Mérito Municipalista pela relevante parceria e pelo apoio prestado em prol do desenvolvimento do Médio Vale. A região concentra diversos veículos associados à Adjori/SC e que circulam em todos os municípios que compõe a AMMVI. O evento teve a presença da vice-governadora, Daniela Reinert.

Segundo o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, que também preside o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Santa Catarina (Sindejor/SC), o momento foi importantíssimo para os municípios e também para a impresa. "Os jornais fazem parte do dia a dia das cidades e tem papel fundamental na construção da cidadania, do desenvolvimento e da democracia. Eles também têm participação nessa história", disse.

"É um momento de comemorar o cinquentenário e as conquistas acumuladas nestes anos, como também de agradecer a todos que nos ajudam na construção de nossa história e nos apoiam em projetos que primam pelo desenvolvimento do Médio Vale do Itajaí", enfatiza o presidente da AMMVI e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Composta por 14 municípios, a AMMVI promove a integração e o desenvolvimento econômico e social da região, trabalhando pela defesa dos direitos e da autonomia dos municípios. Para tanto, a entidade presta serviços nas diversas áreas da administração pública e promove a representatividade político-institucional.

"Somos a união de objetivos, sonhos, parcerias e carregamos conosco valores como cooperação, comprometimento, moralidade, sustentabilidade e transparência", destaca Hildebrandt. Segundo ele, as ações são planejadas e executadas com base nas demandas apontadas pelos gestores públicos e técnicos municipais, nas reivindicações dos cidadãos e nas decisões dos entes federados.

História

A necessidade de promover a integração e a organização dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí fez surgir o movimento pela fundação da AMMVI. A entidade foi criada na Universidade Regional de Blumenau (Furb) que, à época, reuniu prefeitos da região para aprovação do estatuto social e realizou a assembleia de constituição no dia 2 de agosto de 1969.

Atualmente a AMMVI é constituída por 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Conquistas

Ao longo das últimas décadas, a AMMVI acumulou conquistas em prol da região que foram construídas com o apoio de lideranças políticas e empresariais, dentre elas construção da BR-470, trecho Navegantes-Blumenau; elaboração e revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e da Política Municipal de Saneamento Básico; elaboração dos diagnósticos socioambientais aos municípios e regulamentação dos serviços de terraplanagem; incremento do repasse do transporte escolar da rede estadual de ensino; aumento do acesso as telefonias fixa e móvel na região; implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau.

As mais recentes vitórias decorrentes da união de esforços foram o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); o parcelamento da dívida previdenciária; e a constante orientação aos gestores e técnicos municipais sobre a evolução e a estruturação dos serviços públicos, uma vez que os municípios, nas últimas décadas, assumiram mais responsabilidades sem a devida garantia de recursos.

Nas fotos, a medalha e certificado recebidos pela Adjori/SC; e os representantes da Adjori/SC, José Roberto Deschamps e Aílton Carlos Coelho, com autoridades durante o evento, entre elas a vice-governadora do Estado, Daniela Reinert.

 





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br