Inclusão

Balneário Camboriú sedia 4º Festival de Surf para Autistas

06 Novembro 2018 12:13:00

130 crianças autistas e com síndrome de down de diferentes cidades partiparão do evento

Foto: Divulgação

Um dos esportes mais tradicionais e badalados de Santa Catarina vai se tornar, mais uma vez, ferramenta de amor e inclusão na Praia Central de Balneário Camboriú. No próximo sábado, 10 de novembro, 130 crianças autistas e com síndrome de down de diferentes cidades do país terão o privilégio de deslizar sobre as ondas durante o 4º Festival de Surf para Autistas. O evento, com início às 9h, em frente a Rua 2.500, é uma competição divertida e repleta de atrações na água e na areia, onde pais e filhos brincam juntos.

Para que o festival aconteça, Túlio conta com a participação de profissionais voluntários que dedicam tempo e conhecimento no apoio às crianças e jovens autistas. Neste ano, a inclusão será ainda mais evidente tanto para quem participa, quanto para quem faz o festival acontecer. Um total de 20 jovens e adultos com síndrome de down foram treinados para dar apoio ao evento, incluindo a entrega das lycras, na premiação, como juízes e também dentro da água, prestando auxílio aos competidores.

Criado pelo instrutor de surf Túlio Ferri, o Festival de Surf para Autistas chega a sua quarta edição com inscrições de participantes de diferentes lugares de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. "É um dia mágico, em que eles têm a oportunidade de experimentar novas sensações junto ao mar, superando medos e quebrando barreiras de forma natural, tudo com muita segurança", explica. Todos os competidores ainda ganham uma medalha de participação do festival.

Foto: Divulgação

A proposta do evento surgiu há cinco anos, quando Túlio iniciou um projeto diferenciado na sua escola - a Surf Escola BC - e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga, com apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Foi desta iniciativa que surgiu a ideia de elaborar o festival. O evento ganhou proporções surpreendentes e as inscrições online para os participantes são sempre preenchidas em poucas horas. "O festival tornou-se uma poderosa ferramenta de inclusão e é uma grande alegria conseguir o apoio de tantas marcas e empresas que apostam na iniciativa e ajudam a quebrar barreiras para tantas famílias", conclui Ferri.

Foto: Divulgação






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br