educação

Senar lança curso online de confecção de máscaras

Produtores rurais aprendem como fazer os acessórios em casa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o curso a distância Confecção de Máscaras de Proteção para que as pessoas que vivem no meio rural fiquem mais protegidas contra o novo Coronavírus. O curso é gratuito e faz parte do Programa Qualidade de Vida do Portal EaD Senar.

Com duração de sete dias e carga horária de 2 horas/aula, o conteúdo segue as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para confecção de máscaras com e sem costura e contará com a ajuda de monitores via chat para tirar dúvidas referentes ao ambiente de estudos. As matrículas podem ser feitas no site do Senar

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o curso ensina dois tutoriais de como montar uma máscara de proteção eficiente no combate à Covid-19. "São máscaras simples que podem ser feitas com materiais disponíveis em casa. Em um dos modelos não é necessária costura, basta uma tesoura e uma camiseta usada. Algo fácil, prático e simples para os produtores rurais se protegerem", detalha.

Além de ensinar a produzir as máscaras de proteção, o curso do Senar também repassa orientações sobre os cuidados necessários para evitar o contágio do Coronavírus, levando em consideração às atividades rurais que exigem deslocamento e contato com pessoas e equipamentos.

As principais orientações são distância mínima de um metro e meio, lavar as mãos com água e sabão e cobrir o rosto com o cotovelo ao espirrar ou tossir. O treinamento também ensina meios de manter a durabilidade da máscara de proteção seguindo as recomendações da OMS.

"São mais de 50 cursos oferecidos gratuitamente aos produtores rurais por mais de 200 professores que alcançam mais de 600 mil alunos em todo o Brasil. Essa qualificação é fundamental para o desenvolvimento social, educacional e econômico das famílias do campo", destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br