Norte

Estudantes de Criciúma vencem torneio de robótica do Sesi Senai

Premiação aconteceu durante Universo #VemFazer Sesi Senai, em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Fiesc
Equipe pesquisou alternativas para pintura das faixas de pedestres

Estudantes de Criciúma venceram o primeiro Torneio de Robótica Challenge Sesi Senai. As premiações foram anunciadas neste sábado (26), durante encerramento do Universo #VemFazer Sesi Senai, realizado em Jaraguá do Sul. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelas unidades nos três dias do evento.

A Carvoeiros Robots desenvolveu projeto de pesquisa que visa identificar alternativas para a pintura das faixas de pedestres, pois a falta de manutenção da tinta dessas áreas potencializa a ocorrência de acidentes. "Pesquisamos e descobrimos que nos Estados Unidos se usa concreto pigmentado que tem durabilidade de sete a 10 anos, enquanto que a tinta dura seis meses", conta a estudante Ana Julia Caciotori que integra a equipe.

Participaram da competição 30 equipes de escolas Sesi Senai e também de escolas públicas e particulares. Os estudantes tiveram que apresentar projetos focados no tema 'vida nas cidades'. O torneio serviu de preparação para a seletiva estadual da First Lego League (FLL), que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. 

Este ano, os catarinenses desenvolveram projeto de pesquisa que ficou entre os melhores do Mundial de Robótica, realizado em Houston (EUA). A equipe Techmaker, do Sesi de Blumenau, foi agraciada pelos juízes do mundial de robótica da First Championship com o primeiro lugar no troféu Gracious Professionalism. O prêmio é concedido à equipe que mais demonstra respeito entre os colegas do time e com os demais competidores, além de profissionalismo e trabalho em equipe.

Durante o Universo #VemFazer, o diretor regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira, reforçou como se trata também de uma oportunidade para a formação das novas gerações para o mercado de trabalho. "Estamos focados no desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro", ressaltou.




30 equipes apresentaram projetos focados no tema . Divulgação/Fiesc


Confira os vencedores dos desafios de robótica:


Torneio de Robótica Challenge Sesi Senai:

Projeto de inovação: Equipe Little Builders, de Rio do Sul

Profissionalismo e ética: Techmaker, de Blumenau

Programação de robô: Agrorobots, de Concórdia

Desempenho do robô: S.t.a.r Tech, de Tubarão


F1 In School (seletivas):

Carro mais veloz: Spark, de Criciúma

Campeão geral da seletiva F1 in Schools do Challange Sesi Senaq: Spark, de Criciúma


4X4 Land Rover (seletivas):

Campeão geral da seletiva Land Rover 4x4 in Schools do Challange SESI SENAI: Equipe Swarm 


First Tech Challenge:

Campeão geral First Tech Challenge: Equipe Beta, de Joinville


Projetos selecionados para o Inova Senai:

-Embalagem de colágeno para chá

-Bala à base de ora-pro-nobis.

-Substituição do filamento usado em impressoras 3D por polipropileno granulado.


O evento premiou ainda 21 docentes que se destacaram em projetos e programas do SESI SENAI SC com bolsas em parceria com o Santander. Em 2020, quem recebe o Universo #VemFazer Sesi Senai é Criciúma. 






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br