sul

Turvo vai sediar a abertura oficial da colheita do arroz de SC

Evento será realizado em 11 de fevereiro de 2020. Estado espera colher 1,1 milhão de toneladas

Alaor Alexandre / Jornal do Sul
Foto: Divulgação
Gouvêa e Edilene participaram da primeira edição, que aconteceu este ano

Em sua segunda edição, será realizada novamente no Extremo-Sul catarinense a Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Estado. Desta vez, o município escolhido foi a Capital Brasileira da Mecanização Agrícola, Turvo. E a empresa que será a responsável pela organização do evento será a Coopersulca.

Segundo o presidente em exercício da cooperativa, Marcos Rosso, a data e o local já estão reservados. Será no dia 11 de fevereiro de 2020, na comunidade de Livramento, na propriedade de Mário Valentim Bez Batti, localizada às margens da SCT-285, próximo ao limite com o município de Ermo.

A I Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina foi realizada em fevereiro deste ano no Campo Demonstrativo Cooperja, durante o 15º Campo Agroacelerador, onde um grande público prestigiou o evento que contou com a presença de autoridades regionais, estaduais, nacionais, imprensa da região, representantes da cadeia produtiva do arroz, e público em geral.

A iniciativa é da BrazilRice (Cooperativa Central Brasileira de Arroz), Sindarroz (Sindicato da Indústria do Arroz) e da própria Coopersulca.

Segundo maior produtor nacional do grão, o Estado espera uma safra de 1,1 milhão de toneladas em 143 mil hectares plantados. Em 2019, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa, e a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, participaram da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, avaliando de forma extremamente positiva o evento.

Exportações

O arroz se tornou ainda um importante item da pauta de exportações de Santa Catarina. No último ano, o Estado embarcou 83,9 mil toneladas de arroz e derivados. Esse volume equivale a US$ 24,7 milhões. Os principais mercados para o arroz catarinense são: Venezuela, Africa do Sul e Trinidad e Tobago.






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br