agronegócio

Produção de milho em Santa Catarina deve crescer 10% em 2019

28 Novembro 2018 08:02:00

Alta no preço incentivou produtores a apostarem no grão. Projeção da Secretaria da Agricultura é de que Estado colha 261 mil toneladas a mais do que na safra passada

Foto: Felipe Götz/O Celeiro
Mesmo com aumento da produção, SC ainda depende muito do milho produzido em outros estados

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a produção de milho em Santa Catarina deve crescer 10% na próxima safra. A estimativa é de que os agricultores colham cerca de 2,7 milhões de toneladas em 2019, contra 2,4 milhões deste ano: são 261 mil toneladas a mais. O milho é matéria prima indispensável para abastecer o setor produtivo de carnes, carro chefe da economia catarinense. 

O crescimento é resultado do aumento da área plantada. Em Santa Catarina serão 328,6 mil hectares cultivados com milho grão - um incremento de 7,4% em relação à safra passada. O ganho de área pode ser explicado pelos preços favoráveis do grão desde o início deste ano e também pela necessidade de rotação de culturas com a soja.

Além do aumento da área, também é esperado aumento da produtividade.O sonho catarinense de ter uma média de 10 toneladas/hectare já é realidade nas regiões de Xanxerê e Campos Novos - e a expectativa é de que, até 2020, essa seja a produtividade de todo o Estado.

Para a próxima safra, o rendimento das lavouras de milho grão deve ficar em 8,3 toneladas/hectare - o maior rendimento do Brasil. "Com sementes de alto valor genético e com alto padrão de produtividade, nós esperamos uma safra muito boa. Os produtores catarinenses investem cada vez mais em tecnologias e, se o clima for favorável, nós vamos fazer da safra 2018/19 um recorde na produção", ressalta o secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Consumo de milho em SC

Santa Catarina é o estado que mais compra milho no Brasil. O motivo é a cadeia de produção de carnes de aves e suínos que utilizam o grão como insumo para fabricação de ração. 

O Estado não produz nem metade do que consome. Por ano, cerca de 7 milhões de toneladas de milho são consumidas em Santa Catarina. Destas, três milhões são produzias aqui e quatro milhões são trazidas de fora, principalmente de estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Outra área que consome muito milho é a cadeia do leite. Segundo o Cepa, a área destinada ao milho silagem vem crescendo 15% ao ano desde 2013.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br