mercado externo

Porto de Itapoá registrou 14% de aumento no volume de contêineres

Terminal no Norte do Estado movimentou, em 2019, 439 mil unidades

Foto: Divulgação

O Porto de Itapoá, no Norte do Estado, movimento em 2019 cerca de 439 mil contêineres, com destaque para as cargas de importação e de transbordo, com 25% e 46% de incremento, respectivamente, em relação a 2018. Somente nessas duas operações, foram mais de 217 mil unidades, o maior volume entre os portos catarinenses. 

As cargas de transbordo se destinam, habitualmente, para terminais com capacidade de receber grandes embarcações, que é o caso do Porto Itapoá. Para o Estado de Santa Catarina, essa é uma tendência cada vez mais utilizada, já que o Porto tem capacidade de receber navios com comprimento acima de 330 metros.

Outro destaque em 2019 foi o incremento das cargas de cabotagem. A operação que crescia anualmente desde o início das operações do Terminal, bateu o recorde de movimentação ultrapassando as 30 mil unidades no último ano, aumentando em 24% seu volume em Itapoá.

Para o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, o resultado de 2019 é uma conquista histórica. "O Porto Itapoá possui apenas oito anos de operação, e já figuramos como um dos maiores terminais de contêineres do País. Entendemos que essa conquista é fruto de um planejamento assertivo que potencializa as características especiais de Itapoá, valorizando a condição natural da Baía da Babitonga, somada a uma relação de confiança e de verdadeira parceria junto aos armadores, importadores e exportadores", disse.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br