temporada 2019
Pesquisa aponta redução do gasto médio dos turistas em SC
09 Janeiro 2019 14:24:00
Em levantamento da Abrasel, empresários do setor de bares e restaurantes apontam mudança de perfil do turista e piora na mobilidade urbana, o que estaria implicando no consumo

Foto: Renato Soares - MTUR
Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Santa Catarina aponta que 47,5% dos entrevistados avaliam que o fluxo de clientes nestes estabelecimentos foi superior ao ano passado. No entanto, esse bom desempenho não se confirmou entre os empresários da Grande Florianópolis, já que apenas 25% tiveram aumento. Para a realização da pesquisa foram entrevistados empresários do setor de bares e restaurantes, considerando o período entre os dias 20 de dezembro e 1º de janeiro.
Conforme o presidente da Abrasel em Santa Catarina, Raphael Dabdab, foi possível verificar uma mudança na origem do turista. Ele aponta a redução de turistas estrangeiros, em especial os argentinos, e o aumento do turista doméstico, com destaque para os paulistas e catarinenses do interior. "Percebeu-se que a perda de poder aquisitivo em função da crise, que teve grande impacto na redução do gasto médio dos consumidores", diz ele.
Para 68,5% dos empresários o gasto médio foi igual ou inferior à temporada passada, que já não havia sido boa. Em Florianópolis esta redução foi ainda maior, onde 83% dos entrevistados de avaliaram que o gasto médio foi igual ou menor do que no ano passado. Além disso, questões como a piora na mobilidade urbana foi destaque negativo em todas as regiões pesquisadas.
Em Florianópolis, apesar de ter sido a região que se destacou com a melhora nos serviços públicos de segurança, fornecimento de água e energia elétrica, além da infraestrutura das praias, o desempenho foi pior tanto em fluxo quanto no gasto médio. Pesaram fatores como mudança do perfil do consumidor e a maior presença de ambulantes ilegais.
"Apesar de Santa Catarina ter recebido um bom fluxo de turistas, que impactou de forma positiva o fluxo de clientes, a mudança de perfil repercutiu negativamente no gasto médio", explica Dabdab. Esse efeito foi sentido com maior intensidade na Capital.
Serviços públicos
Foram avaliados quesitos como a infraestrutura das praias, trânsito, segurança e fornecimento de água, energia e saneamento. O destaque positivo na pesquisa foi a segurança pública (33,9% consideraram melhor). Mobilidade foi considerada o tema mais preocupante, conforme apontado por 63,8%, que consideraram pior do que no ano passado.
Contratação X Comércio Ilegal
Em média cada estabelecimento contratou 6,4 temporários para a temporada. Cerca de 24% dos empresários não realizaram contratações para o período. Entre os fatores, de acordo com o presidente da Abrasel, está o grande volume de comércio ambulante ilegal de alimentos e bebidas. A pesquisa revelou que para 78,8% dos entrevistados a presença de ambulantes ilegais foi maior ou igual ao ano passado.
Expectativas
De maneira geral, o empresário do setor está otimista para o restante da temporada (59,8%), e considera que este ano deverá ser melhor do que o ano anterior. A exceção fica por conta da região litoral central e de Florianópolis, onde, respectivamente, apenas 40% e 45% dos entrevistados acreditam que será melhor.