Energia

Lages recebe novo projeto de fornecimento de gás natural

Rede canalizada deve facilitar o processo de interiorização da oferta do insumo

Foto: Divulgação/SCGÁS

Na última semana, a cidade de Lages começou a receber rede estruturante implantada pela Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS). O primeiro cliente a consumir gás natural canalizado foi um posto de combustíveis, que até então precisava armazenar o insumo, mas agora possui fornecimento contínuo do gasoduto. 

O abastecimento deste tipo de rede funciona com o modal GNC (gás natural comprimido, no estado líquido). A SCGÁS contratou uma empresa de logística para transportar o insumo de uma base de compressão em Indaial até o município serrano, onde o gás é descomprimido (volta ao estado gasoso) e injetado na rede para abastecer os consumidores.  

"Aprofundamos o entendimento desta tecnologia em uma missão técnica realizada em Portugal em 2016 e decidimos implantar em SC. O sucesso de operação trata-se de uma conquista para os catarinenses, pois projetos inovadores como este podem facilitar a interiorização da oferta do gás natural", destacou o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl. 

Para implantar esta rede estruturante, a SCGÁS investiu cerca de R$ 7 milhões em aproximadamente 11 km nesta primeira fase do projeto. Além do primeiro cliente, outro posto de combustíveis deve iniciar o consumo nos próximos dias.

Uma nova etapa de obras no município já tem autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) para ser executada. A rede será ampliada para atender novos mercados, conforme a demanda. Duas indústrias já tem contrato firmado com a SCGÁS, que segue mapeando potenciais clientes em diversos segmentos. 





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br