santa catarina

Irani desenvolve sacola 'ecológica' para descarte das cápsulas Nespresso

Foto: Diculgação

Indústria catarinense fundada em 1941, em Vargem Bonita, no Meio-Oeste catarinense, a Irani Papel e Embalagem desenvolveu um papel biodegradável e 100% reciclável, além de ser resistente a vazamentos e a condições extremas de umidade e clima seco. O material já vem sendo utilizado por empresas preocupadas com o destino e armazenamento dos seus produtos, como a Nespresso, que escolheu o papel da companhia catarinense como matéria-prima para as suas novas sacolas de reciclagem para descarte de cápsulas de café.

Com tecnologia inovadora, a nova sacola Nespresso comporta até 100 cápsulas, tem dupla camada e oferece uma resistência superior nas mais diferentes condições climáticas, tanto em ambientes secos quanto em condições de umidade extrema, evitando vazamentos durante o uso e garantindo a integridade dos itens armazenados, mesmo em longos tempos de exposição. Esses diferenciais conferem ainda mais comodidade e praticidade durante o transporte da embalagem aos postos de coleta de cápsulas disponibilizados pela marca da Nestlé.

O desenvolvimento do novo papel da Irani é resultado de um extenso projeto da plataforma de inovação da empresa. "Ao longo de dois anos, realizamos uma série de estudos e pesquisas para criar uma embalagem sustentável e que garantisse a integridade do produto armazenado em longos tempos de exposição e a condições diversas, de chuva à altas temperaturas. Diante da sua alta qualidade, o material ganhou versatilidade e interesse junto ao mercado, passando a ser usado nas mais diversas finalidades e auxiliando nossos clientes na melhoria de seus processos e produtos", explica Robert David Friesen, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Irani.

E de acordo com a Gerente de Sustentabilidade da Nespresso no Brasil, Cecilia Soares, utilizar o papel da Irani como matéria-prima para as sacolas de reciclagem reforça ainda mais o compromisso da marca com a sustentabilidade e na adoção de atitudes sustentáveis. "Na Nespresso, trabalhamos focados em melhorias que podem gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente como um todo. Investimos e apoiamos constantemente em diversas ações voltadas à reciclagem, e é por isso que buscamos ir sempre além do que já entregamos. A adoção de atitudes sustentáveis nunca foi tão indispensável. Com isso, torna-se essencial o uso do papel reciclável nesta cadeia, além de estimular a prática sustentável junto ao público em diversas frentes", conta a executiva.

Inicialmente, o projeto surgiu para atender a demanda de coleta de pólen para melhoramento genético do milho mas ganhou outras funcionalidades. A nova sacola sustentável foi produzida pela Incopy Papéis, especializada em embalagens especiais, que adquiriu o papel produzido pela Irani e desenvolveu a nova solução de embalagem da Nespresso. Segundo o CEO da empresa, Altamir Silva, por meio desta inovação foi possível alcançar uma embalagem retornável realmente voltada aos conceitos de sustentabilidade: "A Nespresso poderá contemplar o consumidor com mais eficiência em seu ciclo de responsabilidade ambiental, com as cápsulas com alumínio 100% reciclável, café 100% verificado pelo programa AAA de Qualidade Sustentável, e agora, embalagem 100% biodegradável", afirma ele.

O interesse de empresas de diferentes segmentos por soluções como o novo papel desenvolvido pela Irani segue uma das principais tendências do segmento de embalagens - a substituição do plástico pelo papel, cada vez mais presente na sociedade por seu menor tempo de decomposição no meio ambiente. Já que, o papel leva aproximadamente até seis meses para se decompor enquanto o plástico pode levar de 100 a 400 anos.

O compromisso da Irani com a sustentabilidade está presente em toda a cadeia de negócios, desde o manejo das áreas florestais, que são certificadas pelo FSC, sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido e que identifica produtos originados do bom manejo florestal. E, assegurando práticas ambientalmente adequadas, a companhia catarinense também é uma empresa carbono neutro por natureza, o que significa que captura mais gases de efeito estufa da atmosfera do que emite.


Iniciativas de inovação

Com a missão de oferecer soluções inovadoras, tecnológicas e alinhadas ao pilar de Sustentabilidade, a Irani atua com as plataformas de inovação em algumas frentes principais: atuação com novos insumos já existentes no mercado mas ampliando seu custo competitivo, no desenvolvimento de novos produtos com novos tipos de papel e novas embalagens, além de inovações voltadas à eficiência operacional, economia circular e silvicultura.

Além das equipes internas dedicadas à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e com o apoio de áreas comerciais e assistência técnica, a empresa possui diversas iniciativas de inovação aberta, as quais são desenvolvidas por meio da interação crescente com startups, universidades, parques tecnológicos e incubadoras de empresas e centros de inovação no Brasil e no Exterior.

mais sobre:

Economia Indústria



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br