estado

Indústria defende abertura do mercado de gás natural

05 Julho 2019 18:14:00

Empresários apontam que maior oferta de insumo pode fomentar novos negócios

Foto: Filipe Scotti/Fiesc

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar Aguiar, novas estruturas de ampliação de oferta de gás natural em Santa Catarina devem impulsionar o setor. No radar, está um terminal de regaseificação, planejado para a Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, que pode quintuplicar a oferta do insumo. Além disso, a construção do terminal deve resultar na construção de uma usina termelétrica em Garuva, a 40 km dali. 

"Mesmo a indústria estando com sua capacidade ociosa, já se atingiu o limite de fornecimento, tanto do contrato quanto da capacidade física de transporte pelo gasoduto; isso impede uma retomada das atividades fabris e do crescimento econômico", alertou o presidente da Câmara de Energia da Fiesc, Otmar Josef Müller. Hoje, Santa Catarina consome, em média, mais de 2 milhões de m³ de gás natural por dia, segundo a SCGÁS.

Para Müller, existe a necessidade de buscar alternativas de suprimento, entre as quais cita a flexibilização das regras de mercado, chamadas públicas das distribuidoras para novos fornecedores, renovação de contrato de compra, e ampliação da capacidade de transporte do gasoduto, além do terminal da usina.

"Esses dois projetos vão equacionar em definitivo a fornecimento do gás natural em Santa Catarina. Precisamos garantir o fornecimento e reduzir custos", disse Aguiar. O terminal permitirá que o gás natural seja importado de qualquer região do planeta, já que possibilita o transporte por navios. A capacidade de regaseificação prevista é de 15 milhões de metros cúbicos diários. A usina termelétrica é uma forma de viabilizar o terminal, garantindo o consumo de 6 milhões de m³ por dia. Restarão, assim, 9 milhões de m³ por dia que podem ser comercializados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 


mais sobre:

SCGÁS Fiesc Economia



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br