brasil

Inadimplência do consumidor cresceu 1,3% em setembro

Dívidas com contas básicas, como água e luz, foram as que mais cresceram

Foto: Murici Balbinot

Em setembro, o número de brasileiros inadimplentes cresceu 1,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da alta, o setor avalia que a inadimplência está desaceleração, já que em 2018 o crescimento foi de 3,9%. 

Na comparação com agosto, o mês imediatamente anterior, a variação é de -0,5%. O resultado representa a quarta queda consecutiva na série histórica. Os dados são da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

Outro dado que caminha na mesma direção é o número de dívidas em atraso, que teve queda de -2,5% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado: a quarta contração seguida e a mais expressiva desde dezembro de 2017.

"A economia e o consumo seguem se recuperando de forma lenta e gradual e assim deverá ser o comportamento dos próximos meses. Isso impedirá que a inadimplência cresça a taxas expressivas como no passado, mas por sua vez, também não será o suficiente para induzir uma queda mais acentuada", disse o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.


Os números

Com a inadimplência avançando de forma mais vagarosa, já foi possível observar em setembro recuos em ao menos duas das regiões pesquisadas, como no Nordeste (-0,47%) e no Centro-Oeste (-0,63%). Já o Norte apresentou a alta mais expressiva na quantidade de devedores, um avanço de 5,31% na comparação com o ano passado. Depois aparecem o Sudeste (3,15%) e o Sul (1,12%).

O detalhamento por setor da economia mostra que com exceção dos compromissos com contas básicas, como água e luz, que aumentou 19%, houve queda da inadimplência de forma generalizada em todos os segmentos. No caso das dívidas bancárias, que levam em conta atrasos com faturas de cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, houve uma pequena queda de -0,3% em setembro na comparação com igual mês de 2018. 





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br