mercado

Inadimplência caiu 11,6% em Santa Catarina, diz FCDL/SC

Entidade atribui melhora dos números à liberação de recursos pelo governo federal e a incertezas do mercado

Foto: Murici Balbinot

Apesar do cenário de pandemia, a inadimplência no setor de comércio em Santa Catarina está em queda, segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC). O estudo mostra que, de janeiro a outubro de 2020, a taxa de consumidores no vermelho encolheu 11,6%. Além disso, a inclusão de novos devedores reduziu 24,2% no período.

O levantamento mostra, ainda, uma mudança no perfil da dívida. O valor nominal dos débitos dos novos negativados é 33,9% menor, também na comparação entre janeiro e outubro de 2020 com o mesmo período do ano passado.

Para o presidente da FCDL/SC Ivan Roberto Tauffer, o resultado é reflexo da soma de diferentes fatores, com destaque para a redução de compras a prazo no mercado local e uma maior quantidade de dinheiro na praça devido aos auxílios emergenciais e liberação de FGTS.

"Com estes valores muitas pessoas quitaram suas dívidas. Também percebemos mais parcimônia dos credores na hora de cobrar e maior disposição em propor renegociações", avalia.

A migração de fatias consideráveis do comércio físico para o e-commerce, com mais uso do cartão de crédito, também influenciou positivamente para a redução da inadimplência em Santa Catarina.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br