Turismo

Fecomércio/SC anuncia R$ 15 milhões em investimentos para o setor turístico

Sistema vai destinar recurso para qualificação de profissionais da área, que carece de mão de obra especializada

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (19), a Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) realizará sua primeira reunião de 2020. Na ocasião, será apresentado o novo programa de qualificação do Senac/SC com investimento de R$ 15 milhões para o setor. 

Nos últimos dois anos, o Turismo Catarinense em Movimento (TEM), iniciativa do Sistema Fecomércio/SC, percorreu o Estado para identificar desafios e oportunidades de cada região. A falta de qualificação profissional no turismo de Santa Catarina foi apontada como um dos principais fatores críticos para o desenvolvimento do setor.

O aporte financeiro será destinado para mais de um milhão de horas-aula gratuitas em cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento nas mais diferentes áreas do segmento turístico: marketing turístico; eventos; gestão de políticas públicas; ferramentas de processos; planejamento; governança e empreendedorismo. Os cursos serão ministrados nas modalidades presenciais e EAD.

"O turismo é uma engrenagem importante para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina, mas o potencial pode ser dinamizado com um mercado de trabalho mais qualificado. O TEM nos trouxe informações estratégicas para nortear políticas e ações de fortalecimento da cadeia produtiva", ressaltou o presidente da Fecomércio/SC, Bruno Breithaupt.


Pesquisa sobre a temporada 

Além dos investimentos, na reunião também será apresentada uma pesquisa da Fecomércio/SC que retrata o perfil dos turistas que circularam no litoral catarinense e os impactos econômicos da temporada deste ano.

Os dados foram apurados com turistas e empresários em Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, durante os meses de janeiro e fevereiro, para traçar os diferentes comportamentos durante o verão. Serão divulgados o perfil socioeconômico dos turistas, características das viagens, e o desempenho da temporada a partir da percepção dos empresários dos setores de comércio, serviços e hotelaria.



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