produção

Epagri lança nova cultivar de arroz branco

05 Fevereiro 2019 11:01:00

Grão apresenta boa produtividade e resistência média à brusone, principal doença do arroz

Foto: Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lança amanhã (6) seu primeiro cultivar voltado para o mercado de arroz branco. Conforme técnicos da Epagri, o 'SCS124 Sardo' tem boa produtividade (média de 8.754kg/ha), ciclo médio, ótimo desempenho na panela e bom sabor. A apresentação será realizada na abertura da safra do arroz em Jacinto Machado, na Cooperativa Agroindustrial Cooperja.

O arroz SCS124 Sardo é classificado como longo-fino, tem excelente relação comprimento-largura do grão e suas plantas possuem resistência média à brusone, considerada a doença mais destrutiva do arroz e ocorre em todo o território brasileiro. "Ele é recomendado para todas as regiões produtoras de arroz irrigado de Santa Catarina, podendo também ser cultivado em outras regiões do Brasil", explica Alexander de Andrade, coordenador da equipe de pesquisa em arroz na Estação Experimental de Itajaí. 

Por ser branco, o SCS124 Sardo será mais uma opção para os produtores catarinenses oferecerem às indústrias de beneficiamento. Atualmente, cerca de 76% do arroz beneficiado em Santa Catarina é colhido no Estado e a maior parte é voltada para a parboilização. Da parcela restante, importada do Rio Grande do Sul e do Mercosul, a maior parte é de arroz branco. "Com o lançamento desse cultivar, as indústrias aqui do Estado vão precisar importar menos grãos para produzir arroz branco", diz Alexander.

Esse é o 32º cultivar de arroz irrigado desenvolvido e lançado pela Epagri e o 24º desenvolvido para Santa Catarina. A denominação é uma homenagem à família Sardo, que atuou na equipe de pesquisa em arroz da Epagri e na Estação Experimental de Itajaí por várias gerações. O lançamento é resultado de 14 de anos de trabalho, iniciados com os primeiros cruzamentos na safra 2005/06.

Safra e mercado

De acordo com Gláucia Padrão, economista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a expectativa é que os produtores de arroz catarinenses tenham uma colheita na safra 2018/19 dentro do esperado para o Estado. "Será uma safra considerada normal. A previsão é que seja menor que as duas últimas, pois elas estiveram bem acima da média", explica. De acordo com a estimativa, os catarinenses devem colher cerca de 1,156 milhão de toneladas em 143 mil hectares, contra 1,188 milhão de toneladas em 146,9 mil hectares da safra anterior (2017/18).

Sementes

As sementes do SCS124 Sardo estarão disponíveis para os agricultores na safra 2019/20. Para mais informações sobre a disponibilidade desse material, é preciso entrar em contato com a Associação dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado, pelo e-mail: acapsa@acapsa.com.br ou pelo site (clique aqui).




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br