tecnologia

Empresas de TI estão com mais de 250 vagas abertas em SC

'Causa dessa carência é a falta de profissionais qualificados', diz especialista

Segundo relatório setorial da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) sobram vagas e falta mão de obra na tecnologia. A perspectiva é de que até 2024 o setor deve demandar 420 mil novos profissionais. Em 2018 o segmento tech empregou mais de 1 milhão de pessoas e gerou mais de 43 mil novos empregos no Brasil. Do total de empregos gerados, 28 mil são dos subsetores de Software e Serviços, segmento que, segundo o relatório, possui maior potencial de crescimento para os próximos anos.

O relatório apurou também que a oferta de profissionais capacitados é de apenas 42 mil por ano. "Atualmente as empresas de tecnologia já estão competindo pelos melhores profissionais, por isso muitas dessas organizações acabam investindo em ferramentas para reterem talentos, engajarem times e até mesmo proporcionar capacitação para aqueles que ainda não estão qualificados. Há muita oportunidade para ser explorada", comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, empresa que promove inovação no RH através da saúde corporativa.

Em Santa Catarina, um dos principais polos de inovação do país, o setor já representa 5,6% do PIB. O Estado emprega mais de 47 mil pessoas e conta com mais de 16 mil empreendedores de tecnologia, segundo dados da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). 

Mesmo em Santa Catarina, onde o capital humano é destaque, falta mão de obra e sobram vagas. "A causa dessa carência de mão de obra é a falta de profissionais qualificados para assumirem os cargos disponíveis. Para resolver esse problema de maneira eficiente só tem uma saída: investir em qualificação", comenta Eduardo Varela, CEO da Codenation, startup que desenvolve programas de capacitação. Veja mais informações sobre as vagas






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br