santa catarina

Comércio registra crescimento de 2,25% nas vendas de Dia dos Pais

Lojistas estimavam um aumento de até 5%. Mesmo com menor desempenho, comércio considera resultado positivo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
"O consumidor ainda está cauteloso para o consumo e o desemprego permanece alto. Se analisarmos este contexto, o resultado foi muito bom"

Em Santa Catarina, lojistas registraram uma alta de 2,25% nas vendas de Dia dos Pais. O valor ficou abaixo dos 5% esperados, mas o resultado foi considerado positivo. O avanço foi maior em relação ao ano passado, quando o setor apontou um crescimento de 2,02%. 

O levantamento foi realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) com base em consultas ao crediário entre 5 e 10 agosto na comparação com o desempenho no mesmo período do ano passado. 

"É um sinal de que a economia volta a se recuperar, levemente. O consumidor ainda está cauteloso para o consumo e o desemprego permanece alto. Se analisarmos este contexto, o resultado foi muito bom", disse o assessor institucional da entidade, João Carlos Dela Roca. 

Os catarinenses gastaram, em média, R$ 142 com presentes. Como esperado, itens de vestuário como roupas, calçados e assessórios foram os mais procurados. 

Os lojistas esperam um segundo semestre melhor do que o primeiro. Um dos motivos é a possibilidade de redução da inadimplência com a liberação do FGTS e do PIS/Pasep para trabalhadores. A expectativa é que os consumidores aproveitem para quitar pequenas dívidas e que voltem a consumir.


mais sobre:

Economia FCDL/SC




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br