apoio

66% dos brasileiros apoiam a reforma tributária

Falta de retorno dos impostos é um dos motivos, diz especialista. Maioria acredita que medida vai gerar desburocratização e equilíbrio fiscal

Foto: Murici Balbinot

A maioria dos brasileiros concorda e está otimista com os impactos das reformas econômicas a nível federal. É o que mostra uma pesquisa nacional realizada em todas as capitais do país. Segundo o estudo, 66% dos entrevistados consideram que o Brasil precisa de uma reforma tributária. Outro percentual, de 58%, apoia também uma reforma administrativa, e 57% consideram importante a PEC Emergencial, que congela gastos em caso de desequilíbrio fiscal.

A principal justificativa para apoiar a reforma tributária é que mudanças na regra poderão reduzir a burocracia no pagamento de impostos e melhorar a questão fiscal. Além disso, os brasileiros acreditam que a reforma vai estimular o consumo e reduzir a sonegação de tributos.

De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a maioria dos brasileiros sente que a arrecadação de impostos não resulta em benefícios sociais. "A carga tributária avançou muito nas últimas décadas e a sensação é de que não há retorno. Não bastasse o peso da carga, as empresas enfrentam uma burocracia enorme, o que afugenta investimentos e prejudica a competitividade", diz.

Das reformas que tramitam no Congresso, nenhuma prevê redução da carga, e sim uma reorganização dos tributos a fim de facilitar o pagamento e as cobranças.

O otimismo se estende ainda para a aprovação de outras medidas, como a abertura ao comércio internacional (60%) e as privatizações e concessões (59%).

Previdência

O levantamento revela ainda que 68% consideram que a reforma da Previdência foi necessária. Com a nova lei em vigor, 32% afirmam estar mais otimistas com a retomada do crescimento econômico, 31% estão indiferentes, e 26% estão pessimistas.

A aprovação da reforma alterou diretamente o comportamento de boa parte dos brasileiros. A principal mudança foi a busca para garantir ou complementar a aposentadoria, como estender o tempo de trabalho, guardar dinheiro, e investir em uma previdência privada.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br