inovação

21% dos brasileiros utilizam cartão de crédito de fintechs ou bancos digitais

04 Julho 2019 09:05:00

Principais atrativos para a escolha do serviço são isenção de anuidade e juros e taxas mais baixos em relação aos bancos tradicionais

Foto: Murici Balbinot
77% dos consumidores recorreram ao cartão de crédito para despesas pessoais no último ano

Uma pesquisa nacional mostrou que os bancos digitais vêm ganhando cada vez mais espaço no país, sobretudo no mercado de crédito. Entre os consumidores que utilizaram cartão de crédito nos últimos 12 meses, a maioria (76%) foi de instituições de financeiras tradicionais e 36% de lojas varejistas. No entanto, 21% já adotam cartões de crédito ligados a fintechs ou bancos digitais como meio de pagamento no dia a dia. Número que cresce entre os mais jovens, chegando a representar 32% dos casos. 

Os principais atrativos para a escolha do serviço são isenção de anuidade e juros e taxas mais baixos em relação aos bancos tradicionais (54%). Além disso, 49% apontam a vantagem de resolver tudo pelo celular, sem a burocracia do atendimento presencial em uma agência. Outros 41% destacam a aprovação de crédito mais rapidamente e de forma menos burocrática. Os dados são do SPC Brasil e da CNDL.

"O consumidor se tornou mais exigente à medida que passou a ter controle sobre como e quando terá acesso a determinados produtos. Cenário que levou à popularização dos bancos 100% digitais, os quais têm como apelo a oferta de serviços com mais eficiência e melhores taxas", diz o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizaro Junior. 

O cartão de crédito consolidou-se como uma das principais modalidades de compra parcelada entre os brasileiros. De acordo com o levantamento, sete em cada dez (77%) consumidores recorreram ao cartão para despesas pessoais no último ano, sendo que 66% fizeram uso todos os meses. Em média, os usuários possuem cinco parcelas a serem quitadas nos próximos meses. Os principais produtos adquiridos são roupas, calçados e acessórios.  





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br