FATOS E INTERPRETAÇÕES
Coluna assinada pelo corpo docente da Unisul

O que Santa Catarina pode aprender com o Vale do Silício, por Leandro Piazza

No Vale do Silício (Califórnia, EUA) existe um forte ecossistema trabalhando para a inovação da indústria educacional, afinal, esse é um dos maiores setores da economia global: um mercado de mais de U$ 4,5 trilhões. Novas tecnologias abrem uma grande oportunidade para investimento no setor. Em 2018, mais de US$ 8 bilhões já foram investidos em empresas EdTechs - startups que buscam a melhoria da educação com o auxílio da tecnologia, a exemplo da AltSchool, que captou US$ 170 milhões de investimento do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. 

No Vale, a grande aposta pedagógica são as soft skills: disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e intrapessoais. Através do estímulo às habilidades de comunicação, negociação e liderança, o estudante também consegue realizar o seu planejamento de carreira e ter uma visão clara de onde quer chegar no futuro. Tudo isso é desenvolvido com a criação de projetos práticos, que estão alinhados ao propósito de cada um e com os resultados esperados.

O modelo pedagógico apresentado pela École 42 é o mais disruptivo do Vale. Uma escola sem professores, sem sala de aula e sem provas. A metodologia utilizada é o peer-to-peer learning: um funcionamento participativo no qual o aprendizado é baseado em projetos. A dinâmica pedagógica é única no mundo e o estudante é o protagonista do processo de aprendizagem. A ideia é desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e o empreendedorismo.

Todas essas iniciativas estão trazendo as soluções necessárias ao futuro da educação. Quando olhamos para Santa Catarina, vemos que possui características relevantes em seu ecossistema de inovação e tecnologia. Abriga algumas das principais empresas de software do Brasil, conta com parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras. Então o que nos falta? Talvez o que mais nos distancie da realidade do Vale do Silício seja a carência de projetos pedagógicos que potencializem a inovação e o nosso crescimento exponencial.

Leandro Piazza , professor e gestor educacional na Unisul

mais sobre:

Unisul




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br