FATOS E INTERPRETAÇÕES
Coluna assinada pelo corpo docente da Unisul

Inovação ambiental, por Jonas Schneider

02 Julho 2018 18:25:00

A expansão da indústria que aconteceu após a 2ª Guerra Mundial não ponderou o impacto sobre o meio ambiente, o que veio a acarretar em considerável incremento da poluição do ar, água e solo. A indústria aderiu algumas iniciativas, desenvolvendo novas tecnologias e novos processos com o objetivo de reduzir a poluição e outros impactos adversos sobre o meio ambiente, entretanto, apesar dos esforços de alguns setores e países industrializados em baixar o nível de poluição, por intermédio da criação de diretrizes e códigos de conduta, nota-se aumento considerável da poluição. Neste contexto se incluem as inovações ambientais, que são produtos, processos, estratégias de marketing e organizacionais que minimizam o uso de matéria prima, uso e de água, energia, e utilizam-se de estratégias de concepção de produto que consideram em seu ciclo de vida a redução de insumos, reutilização e reciclagem de seus resíduos. 

Nota-se que as empresas, sobretudo as indústrias, estão em busca de inovações cada vez mais eficientes em termos de custos, com principal objetivo de manter-se competividades no mercado e obterem vantagens econômicas. Muitas dessas empresas buscam inovar de forma sustentável também, pois lhe proporciona ganhos no mercado, além de atender as pressões legais e sociais de produção com sustentabilidade ambiental. Foi o que aconteceu com a Ford Brasil, vencedora do 24º Prêmio FIESP de Mérito Ambiental, que implantou o programa denominado "Zero Resíduos para Aterro" com o objetivo de anular a quantidade de resíduos das Plantas Ford Brasil, destinados para aterro, através da disseminação de informação para a conscientização ambiental, do consumo sustentável, diminuição de geração de resíduos direto nas fontes, reuso interno de resíduos, e outras estratégias para o destino dos rejeitos. As ações utilizadas no programa idealizado pela Ford Brasil foram desde as mais simples, que podem ser facilmente aplicadas no cotidiano das pessoas, quanto as mais complexas, sendo mais apropriada para as empresas.

Nota-se incremento de práticas sustentáveis pelas organizações, e em muitos casos, a sustentabilidade ambiental tornou-se o negócio, como é o caso das empresas especializadas em descarte de resíduos, de consultoria ambiental e de controle de emissões. Observa-se que na atualidade já existem consumidores que preferem pagar mais e adquirir produtos menos noviços ao meio ambiente e tornam-se fiéis as marcas que visam a produção sustentável. Se inovar significa conceber produtos e serviços que atendam as expectativas e desejos dos consumidores, e se hoje existe uma tendência para sustentabilidade ambiental, é preciso tomar consciência de que ao inovar é preciso considerar a preservação ao meio ambiente.



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