FATOS E INTERPRETAÇÕES
Coluna assinada pelo corpo docente da Unisul

Crise ou oportunidade? Problema ou solução?, por Fábio Zabot Holthausen

05 Junho 2018 18:11:00

Segundo a Endeavor Brasil (maior organização global de apoio ao empreendedorismo) as "Startups são empresas jovens, inovadoras e com alto potencial de crescimento". Olhando para a atuação das startups percebemos que este modelo de organização ou negócio, parte da premissa de que a solução de alguns problemas que afetam uma empresa e/ou comunidade é mais simples do que se imaginava e, que com o uso da tecnologia é possível resolver o problema local e, também, globalmente. 

Apesar desta concepção e motivação, algumas indagações são necessárias quando falamos das pessoas e organizações em sua atuação, vejamos: Estamos conseguindo, de fato, inovar? Conseguimos resolver nossos problemas? Conseguimos identificar quais são os nossos problemas? Estamos tendo atenção suficiente para ter foco em nossas atuações? Estamos tendo a capacidade de liderar? Conseguimos identificar as oportunidades em meio as crises? 

Estas são apenas perguntas retóricas que não vou me atrever a responder, mas vou deixar para a reflexão de todos nós, pois se as repostas para a maioria destas perguntas forem negativas, nosso incerto futuro, será mais incerto ainda. Por falar em incerteza.... No atual momento que nosso país está vivendo, muitos falam em crise sem precedentes. Se ficarmos atentos e deixarmos de lado as paixões e ideologias, perceberemos que vieram à tona: deficiências, fragilidades, desorganização, desarticulação, despreparo, falta de planejamento etc. em relação aos nossos atuais modelos de negócios, líderes e organizações.

Mas, também, é possível perceber que emergiram oportunidades para empreender, para novos líderes e ideias e, para desenvolver e aprimorar negócios para um mercado ainda carente de inovações e soluções. Contudo, não existem fórmulas mágicas, existem sim trabalho, planejamento, coragem e atitude. Alguns processos logísticos terão que ser revistos, novas lógicas de distribuição criadas; inclusive envolvendo os vários atores da cadeia produtiva, novas empresas nascerão e, por consequência, novas ferramentas tecnológicas, novas profissões, novas ideias.... Planejar dá trabalho e projetar/modelar um negócio, produto ou solução não é fácil. Mas, a crise é uma excelente oportunidade para o empreendedor aplicar suas ideias, com planejamento e atitude, que são essenciais para concretizar e implementar novas soluções para este mercado gigante e carente que é o mercado brasileiro e global.

Tenhamos as atitudes dos grandes empreendedores e líderes. Saibamos diferenciar uma crise de uma oportunidade. Um problema de uma solução. Mãos à obra.... Vamos empreender juntos? A Universidade pode ser uma excelente parceira para tudo isso.

Fábio Zabot Holthausen, professor da Unisul e gerente do Escritório de Projetos e Pesquisas de Serviços Tecnológicos e da Propriedade intelectual e Transferência Tecnológica



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br