FATOS E INTERPRETAÇÕES
Coluna assinada pelo corpo docente da Unisul

Beleza com Ciência, por Juliana Barreto dos Santos Silva Ferreira

19 Fevereiro 2018 12:59:00

O mercado da Estética mesmo em tempos de crise continua aquecido, lotando as clínicas de estética por clientes à procura por tratamentos rápidos e satisfatórios. Nesta busca pela beleza e resgate da autoestima, grande parte dos clientes procura técnicas mais conservadoras e não invasivas, porém eficientes, que não requeiram do cliente muito tempo de repouso, como em um pós-operatório de cirurgia plástica.

Todo ano é lançado no mercado da estética, equipamentos e técnicas revolucionárias que são capazes de "rejuvenescer, reduzir e odelar" criando no imaginário das pessoas a possibilidade de alcançar seus ideais de beleza. Essa incessante procura por um padrão de beleza torna-se muitas vezes uma corrida contra o tempo, pois a cada instante surge no mercado uma nova informação, um novo tratamento, um novo produto que alimenta esta quimera.

A facilidade de acesso virtual a informação sobre novas tendências em estética, faz com que os clientes já venham com uma ideia pré-definida de tratamento que querem se submeter para solucionar seu "problema". Têm-se uma clientela cada vez mais exigente que busca por tratamentos personalizados e que apresentem o maior conforto possível.

Anualmente entram no mercado de trabalho inúmeros profissionais na área da estética, ávidos em colocar em prática seus conhecimentos e técnicas adquiridas. Concomitantemente novos produtos, técnicas milagrosas e equipamentos são lançados com um grande apelo de marketing. Torna-se necessário uma melhor formação e informação técnica desses profissionais para aplicarem de forma ética e embasada principalmente em evidências científicas, tratamentos que possam auxiliar seus clientes a alcançar resultados tangíveis, evitando assim acidentes e a desilusão com os resultados.

Cabe ao profissional a busca incessante por conhecimento para que possa indicar produtos e selecionar equipamentos comprovadamente eficazes através de estudos científicos aprofundados, não se embasando penas em sua experiência clínica. É necessário que ele saiba analisar de maneira criteriosa as possibilidades de tratamento existentes no mercado para poder indicá-los de forma responsável e consciente, conseguindo assim a satisfação de seus clientes. 

Prof.ª Juliana Barreto dos Santos Silva Ferreira
Mestre em Ciências da Saúde - Unisul
Docente da Unisul






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br