FATOS E INTERPRETAÇÕES
Coluna assinada pelo corpo docente da Unisul

A interdisciplinaridade da inovação e do empreendedorismo, por Kelly Mendes Gonçalves Boneli

"Quando a imensidão desse céu que nos protege parecer impossível de alcançar, respire e olhe para os pés. O sagrado pode estar na conexão entre o que há de mais elevado e a raiz de cada um de nós."

Mariana Sgarioni

A união de diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes, o exercício da criatividade, da determinação, do pensamento consciente, são elementos que transformam os seres humanos e suas realidades, incentivando a reflexão sobre os problemas do mundo e promovendo o pensamento voltado a solução de problemas, proporcionando mudanças e impactos sociais.

Acredita-se ser possível alterar a curva da estagnação econômica e social induzindo atividades que gerem inovações e agreguem valores econômicos e sociais (Dollinger).

Em várias profissões, é latente a transversalidade da inovação e do empreendedorismo, o que tem se perpetuado na academia; a cultura empreendedora, nos cursos de graduação, surge como uma educação diferenciada, buscando fortalecer a personalidade do aluno no sentido de preparar-lhe para um mercado dicotômico que demanda, ao mesmo tempo, um pensamento amplo e universal e uma individualização estimulada pela própria liberdade.

Uma das principais tarefas (atribuições) das universidades é concretizar as aspirações do futuro profissional do mercado em termos de conhecimento e preparação, formando profissionais capazes de alcançar seu maior potencial.

Assim, o desenvolvimento intelectual e o aprendizado, bem como os conhecimentos das habilitações técnicas e científicas, que emergem das universidades, devem também estar sintonizados com as demandas mais emergentes da sociedade contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida do homem. Portanto, é preciso ensinar o indivíduo a inovar, aproveitar as oportunidades e converter suas ideias em benefícios sociais.

A proposta é utilizar-se da interdisciplinaridade da inovação e do empreendedorismo como ferramenta pedagógica de internalização do ensinamento do perfil empreendedor e inovador, a fim de que possamos oferecer a sociedade um profissional capaz de atuar das e mais diversas formas. E é por isso que a Unisul é esta universidade inovadora e empreendedora, que promove e possibilita a seu aluno a transcendência do conhecimento, nas habilitações técnicas e científicas, mas também por meio dos diversos pilares relacionados ao ecossistema da inovação, como a AGETEC, CONNECTiLAB, espaços de coworking, UniParque, Incubadora CRIE, Incubadora Social (ITCP), Ilab, etc.

Por Kelly Mendes Gonçalves Boneli, advogada e consultora jurídica da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agetec) da Unisul

mais sobre:

Unisul




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br