FATOS E INTERPRETAÇÕES
Coluna assinada pelo corpo docente da Unisul

A importância de uma boa autoimagem para a realização profissional

30 Novembro 2018 10:05:00

Por Siegried Pontes, professora do curso de Estética e Cosmética da Unisul

As nossas emoções se refletem a partir de como nos sentimos. Isso ocorre sem que, na maioria das vezes percebamos. Porém podemos influenciar as nossas percepções a partir de nossas escolhas; desde do que escolhemos pensar, a como expressar quem somos e como queremos ser percebidos através das nossas escolhas visuais.

Estatísticas indicam que mais de 70% das pessoas decidem comprar determinado perfume, baseado em sua publicidade e embalagem, antes mesmo de sentir seu aroma.
Isso acontece porque antes de sermos racionais, somos seres emocionais, e querendo ou não, toda a imagem provoca uma reação emocional equivalente que pode ser positiva, negativa ou neutra.

Historicamente a embalagem serve para mostrar o grau de importância do que se está guardado, no caso do perfume a sua essência.

Agora eu pergunto para você: Qual importância você tem dado para o modo que você tem se expressado: atitude e escolhas em termos visuais?

A maioria das pessoas, de modo equivocado, acredita que essa percepção e importância está unicamente relacionada ao outro, ao externo; enquanto que na realidade o maior impacto e influencia está relacionada ao modo que essas escolhas podem influenciar e atuar como motivadores de estados emocionais.

Através da metodologia que desenvolvi e utilizo nos meus processos de Coaching e Imagem Pessoal, percebo o quanto que a relação com autoimagem influencia diretamente o alcance e a realização de objetivos e metas.

Pessoas com uma visão positiva de si mesmas, buscam sempre evoluir, não se resignam com menos do que podem conquistar, ou seja a autoestima positiva é diretamente proporcional a quantidade de realização pessoal e profissional que uma pessoa experimenta no decorrer da sua vida.

Por isso que dependendo da fase em que estejamos passando, podemos ser mais ou menos ousados em relação aos nossos projetos.

Hoje o maior medo das pessoas é a rejeição, medo de se expor, e tentar e não conseguir. Por isso que uma visão positiva de si mesmo, conecta com a energia criativa da criança interior positiva, o que traz resiliência e determinação.

E o frasco ou embalagem de perfume do início, o que tem a ver com essa visão positiva?

O modo como nos vemos, influencia nossas emoções e atitudes, e podemos sim, a partir das nossas escolhas, do que irá contribuir para o nosso processo de comunicação: roupas, acessórios, cores, formas (corte de cabelo) usá-los como fatores motivacionais e de direcionamento de foco.

Precisamos sempre nos lembrar de que somos especiais do jeito que somos, mas que nossas escolhas refletem o modo como nos mostramos para o mundo, e que somos influenciados por essas percepções refletindo em nossas decisões e resultados.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br