ARTIGOS

artigo

Zelar pelo orçamento familiar é a base para a virada financeira, por Isabel Baggio

12 Junho 2019 16:12:00

A 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), realizada em maio, manteve o propósito de mudar a forma como o brasileiro lida com o dinheiro. Milhões de pessoas foram impactadas por seminários online, palestras e oficinas, organizados pelo Banco Central, em parceria com atores públicos e privados. O assunto, necessário para todas faixas etárias e classes de trabalhadores, é de extrema importância para um país que possui 40,3% da sua população adulta endividada. 

Entender a natureza dos gastos e tomar decisões de consumo de acordo com metas de poupança e investimento são fatores determinantes para proporcionar uma qualidade de vida e garantir um futuro mais estável.

Mas ter consciência de que nossas escolhas financeiras de hoje fazem parte de um processo a longo prazo não é tarefa fácil. Exige autoconhecimento, mudança de hábitos há muito arraigados, além do sacrifício de compras superfulas que nos dão prazer imediato.

Foi para apoiar essa transformação que a 6ª Semana Enef apresentou caminhos, fontes de informação, dicas e ferramentas eficientes para ganhar, gastar, poupar e investir melhor.

Apoiador deste movimento, o Banco da Família promoveu palestras sobre educação financeira com ênfase no envolvimento familiar. Com 20 anos de atuação na área de microfinanças, constatamos que o empréstimo concedido pela instituição foi mais efetivo quando a gestão dos recursos envolveu todos da casa.

Acreditamos que zerar dívidas, empreender, reformar e construir a casa própria são sonhos possíveis quando há um olhar zeloso para o orçamento familiar. Enfatizamos isso em nossas palestras e cursos, não só durante a 6ª Semana Enef, mas em todo evento sobre educação financeira que oferecemos ao longo do ano nos municípios da rede BF.

Testemunhamos mudanças significativas ocorrerem porque pais e filhos abriram mão de algo particular por um objetivo comum. Esta é a base para a tão sonhada virada financeira.

Isabel Baggio, presidente do Banco da Família

mais sobre:

Artigo



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br