ARTIGOS

Um olhar humanizado na gestão da saúde pública, por Roberto Benedetti

02 Março 2018 14:03:00

Humanizar é uma expressão de difícil conceituação diante de um mundo onde as relações cada vez mais são mediadas pela tecnologia. Quando falamos de humanização no atendimento hospitalar é ainda mais difícil. Para nós, do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), porém, humanização no atendimento hospitalar não é conceito e não é expressão: é desafio aceito e praticado diariamente em cada uma das unidades hospitalares e ambulatoriais administradas por nossas equipes. 

É preciso sempre, repito - sempre, considerar, por exemplo, a vulnerabilidade de um paciente de atenção básica. Ele quer mais do que uma orientação e diagnóstico clínico; pede desvelo, paciência e carinho para ouvi-lo e entendê-lo.

Entendemos que a equipe de saúde deve refletir e discutir como tem sido a sua prática em todos os momentos da relação com o usuário. Da portaria ao consultório, da copa à sala de procedimentos, do jardim à visita domiciliar. Porém, para que se alcance esses objetivos são necessários recursos humanos e materiais suficientes. É neste momento que, mais uma vez, entra nossa responsabilidade social aliada à gestão de excelência e ao compromisso com a qualidade.

O Ideas, com sede em Florianópolis e atuação nacional, é a maior Organização Social de Santa Catarina. Está à frente de importantes unidades de saude, hospitalares e pronto atendimentos. Nossa missão é oferecer excelência em gestão e assistência multidisciplinar em uma saúde qualificada e focada nas necessidades de parceiros e pacientes. Queremos ser preferência e referência como organização social, promovendo a constante melhoria dos atendimentos e da gestão do SUS.

Atualmente geramos cerca de 850 empregos diretos e, paralelamente, também somos parceiros do poder público para um atendimento humanizado, resolutivo e maximizando os recursos diaponibilizados para a saúde. Assumimos esta missão e pretendemos mudar a atual curva de satisfação, construindo índices positivos de excelência no atendimento da saúde pública nas unidades por nós administradas.

Roberto Benedetti

Presidente do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas)






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br