ARTIGOS

Santa Catarina em ritmo crescente, por Ivan Tauffer

07 Fevereiro 2018 16:49:00

O mês de fevereiro já começa com uma notícia amplamente divulgada na mídia, que coloca mais uma vez Santa Catarina como um estado que se destaca no enfrentamento da crise econômica com empreendedorismo, competitividade e alta capacidade de trabalho. De acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, Santa Catarina liderou a quantidade de criação de empregos no Brasil tendo apresentado um saldo de 29.441 entre janeiro e dezembro de 2017. 

Das 50 cidades do país que mais tiveram criação de postos de trabalho no ano passado, sete são catarinenses. O levantamento aponta ainda que aqui se criou mais vagas de emprego na indústria e os serviços também estão crescendo. Os bons números da indústria acabam se refletindo no comércio, pois é um sinal da retomada do crescimento econômico, que, além de impulsionar o consumo, gera mais empregos e renda.

O cenário positivo, acompanhado do controle da inflação e a tendência de queda de juros, dão condições para um 2018 com mais fôlego para investimentos e um melhor desempenho do varejo. Esta perspectiva é confirmada pelo Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa (MPE), apurado pelo SPC Brasil, que atingiu 54,6 pontos em janeiro, revelando otimismo dos empresários do país com os rumos da economia.

No plano estadual, outra iniciativa que merece louros é o programa Bem Mais Simples, que acaba de completar o primeiro ano e prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base na autodeclaração dos empreendedores. A partir dele, a abertura de empresas classificadas como baixa complexidade, ou seja, que não comprometer a segurança sanitária, ambiental e tiver baixo potencial poluidor, será agilizada.

Para que o clima fique ainda mais favorável é preciso que os parlamentares do Congresso promovam com urgência a Reforma da Previdência, além da flexibilização das leis que regem a atividade empresarial, para que a confiança da sociedade brasileira entre num ritmo crescente, reflexo de um ambiente que produza um ciclo virtuoso.

Por fim, esperamos que o ano eleitoral não prejudique a aceleração das reformas e que nossos representantes sejam coerentes e votem a favor das imprescindíveis mudanças que toda a sociedade espera.

Ivan Tauffer, presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC )



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br