ARTIGOS

artigo

Por uma Odontologia moderna e responsável

25 Outubro 2018 14:52:00

Por Alceu Martins, mestre em Ortodontia e Especialista em Odontologia Legal

Em uma sociedade em constante transformação, movida por novas tecnologias e formas inovadoras de pensar o mundo, o dentista também precisa acompanhar as novas aspirações do cliente, hoje nem tão paciente. É por isso que no Dia Nacional do Dentista, 25 de outubro, destaco a importância de debater com transparência e seriedade as tendências de nossa profissão.

A harmonização orofacial, que integra procedimentos faciais e tratamentos odontológicos para rejuvenescer a estética da face, por exemplo, é fruto de avanços da área, que vai adaptando-se para melhor atender demandas deste novo cliente. Em busca do devido reconhecimento, a especialidade precisa, no mínimo, ser discutida e aprimorada com responsabilidade. Afinal, não por acaso, nosso Conselho Federal já autoriza o cirurgião-dentista ao uso da toxina botulínica e preenchedores faciais, desde que respeitados os limites da profissão.

O mundo é digital e a digitalização na odontologia moderna já é uma realidade. Estará fora do mercado em curto espaço de tempo quem der as costas para as novas tecnologias. Equipamentos como escâneres e impressoras 3D permitem prognósticos precisos, decisões clínicas seguras, mais conforto nos procedimentos e resultados estéticos espetaculares. Uma nova perspectiva que faz ampliar as expectativas de um cliente mais exigente a cada dia.

Essa odontologia atualizada é reflexo desta nova sociedade. Mas isso só se faz pelo diálogo entre os profissionais, apoiados por um Conselho Estadual forte, moderno e atuante. Focado não apenas em fiscalizar, mas sobretudo na orientação profissional.

Importante ter a coragem e sensibilidade para lutar pelo cumprimento da lei do piso salarial e presença obrigatória do cirurgião-dentista nos hospitais catarinenses, visto os estudos científicos que indicam as inúmeras doenças com origem bucal, associado ao papel dos dentistas, também essencial na prevenção. Assim como pensar novas políticas de divulgação consciente dos resultados, que precisam, de uma vez por todas, ser objeto de um debate responsável. Isso é fundamental para incentivar o empreendedorismo na profissão.

Por fim, o dentista, assim como qualquer profissional atualizado, precisa mudar o mindset, para que possa compreender o novo cenário de transformações na saúde, inserindo a multidisciplinaridade e a inovação no seu dia a dia. O resultado é a prestação de serviços cada vez melhores, sempre em busca da excelência profissional.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br