ARTIGOS

Planejamento para vencer o imediatismo financeiro, por Vivien Aucar

Qual é o seu sonho? Trocar de carro, fazer uma viagem, ter a casa própria, gerar um filho, pagar uma faculdade? São muitos os planos que criamos ao longo da vida e que fazem parte da nossa felicidade. Se o que lhe impede de realizá-los é a condição financeira, talvez seja a hora de repensar onde você está gastando o seu dinheiro e se está definindo prioridades em sua vida. 

Ter uma reserva depende muito do planejamento do orçamento. Por isso, o primeiro passo é colocar no papel todas as contas, eliminar os desperdícios para que consiga aumentar a capacidade de poupança e construir reservas financeiras. Lembre-se de um ponto favorável: quando poupamos com um propósito, aumentamos o nosso comprometimento e a jornada fica mais prazerosa.

Para que isso aconteça com mais efetividade, inclua os sonhos na conta, como uma despesa fixa. Desta forma, você já reservará parte do seu orçamento para um destino certo. É um compromisso consigo mesmo.

Depois de poupar, que tal investir? Sim, são coisas diferentes. Existem diversas opções de investimentos que podem lhe ajudar a alcançar os objetivos. Dependendo do prazo que se tem, é possível abrir mão da liquidez imediata por um rendimento melhor, inclusive assumindo algum risco conforme o seu perfil. Fundos de investimento da categoria multimercado são práticos e simples de serem aplicados. Para aqueles que gostam de um pouco mais de emoção, eles oferecem um mix de estratégias como juros, câmbio, bolsa, inflação e até ativos no exterior. Pra ficar mais claro, o que esses fundos fazem é captar diferentes oportunidades no mercado. Há também a vantagem de poder contar com a experiência de um gestor profissional. Informe-se, busque a orientação de especialistas e não deixe de lutar para conquistar seus sonhos. Afinal, a vida é feita de escolhas, conscientes ou inconscientes, e não escolher também é uma delas.

Por Vivien Aucar, especialista em Investimentos e Educação Financeira da Unicred SC/PR

mais sobre:

Artigo




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br