ARTIGOS

artigo

Doe sangue. Salve vidas!, por Rosele Branco

O Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, é uma data de homenagem para lembrar que existem pessoas capazes desse gesto altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar muitas vidas. Nos hospitais, nas emergências, nas unidades de terapia intensiva, nos serviços de oncologia e de hematologia, nos centros de transplante de órgãos, sempre tem alguém que depende de transfusões de sangue para fazer um tratamento, uma cirurgia, em casos de acidentes e traumas, ou para continuar a viver com mais qualidade.

É bom lembrar, também, que qualquer pessoa saudável entre 18 e 60 anos pode se dirigir ao hemocentro mais próximo para se tornar um doador de sangue. Basta levar um documento de identificação com fotografia, fazer uma refeição leve e comparecer. Será feita uma avaliação para verificar seu peso, pressão arterial e os antecedentes de alguma condição que possa impedir a doação, como por exemplo, alguns tipos de hepatites, tatuagens recentes e gravidez. O procedimento para doação é simples, rápido e seguro.

Quem irá receber não precisa ser um parente, não precisa ter o mesmo tipo sanguíneo, e até mais de uma pessoa poderá se beneficiar, porque o sangue poderá ser fracionado para dar origem aos concentrados de glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma - que auxiliam também na coagulação sanguínea, em casos de sangramentos. O sangue é insubstituível, por isso as doações aos hemocentros sempre serão necessárias, e este gesto solidário merecerá agradecimentos todos os dias.

Este dia 14 e junho, também é especialmente importante para divulgar a necessidade constante dos hemocentros de manterem suas reservas de sangue para atender aos hospitais de sua região, e, além disso, para encorajar as pessoas a doarem sangue pela primeira vez, ou convocar para que possam se tornar doadores regularmente, porque é possível doar sangue, em geral, a cada quatro meses. Ao celebrar essa data, estamos ajudando a salvar vidas. 

Rosele Branco, médica e conselheira estadual do Conselho Regional de Medicina em Santa Catarina

mais sobre:

Artigo




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br