ARTIGOS

Cegueira: ir ao médico oftalmologista é a única forma de se prevenir, por Dr. Ayrton Ramos

29 Maio 2018 16:36:00

Presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia

Cerca de 36% da população nunca foi ao oftalmologista, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma. Este dado é preocupante, principalmente devido às doenças ditas silenciosas, como o glaucoma. Estamos no mês de maio, voltado ao combate desta doença, que é assintomática e, por isso, de difícil diagnóstico. Quando o paciente sente algum sintoma, o glaucoma já pode estar avançado e pode levar à cegueira irreversível em cerca de 80% dos casos.

Além do glaucoma, outras doenças oculares merecem atenção. A catarata, por exemplo, também pode causar cegueira, mas há tratamento através de cirurgia. Pacientes com diabetes precisam ficar atentos, pois podem desenvolver a retinopatia diabética, que não pode ser revertida se estiver no estágio avançado. A indicação é controlar rigorosamente o diabetes para se preservar diante das complicações desta doença nos olhos. Além disso, pessoas com mais de 65 anos, por exemplo, podem desenvolver a degeneração macular relacionada à idade, doença que causa uma redução severa da visão central.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (2014), mais de 1 milhão de brasileiros são cegos e cerca de 4 milhões têm deficiência visual. No entanto, aproximadamente 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, pois resultam de causas previsíveis e/ou tratáveis. Assim, consultas periódicas com o médico oftalmologista são a melhor forma de manter a saúde da visão em dia.

O olho é um órgão de extrema precisão, mas muito sensível. Por isso, merece atenção e cuidado redobrados, sendo que o único profissional capacitado, habilitado e competente para cuidar da saúde dos olhos é o médico oftalmologista. A orientação é realizar consultas periodicamente, de preferência uma vez ao ano, para conservar a visão em dia e se antecipar diante de possíveis doenças que não causam sintomas aparentes. Quando o assunto é a saúde ocular, vale o velho ditado de que prevenir é melhor do que remediar. 



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br