ARTIGOS

artigo

Abvesc - 25 anos fortalecendo os bombeiros voluntários, por Moacir Thomazi

O que move alguém a dedicar seu tempo livre a ajudar pessoas a quem geralmente nem conhece, muitas vezes colocar a própria vida em risco, sem ganhar nada em troca? A resposta é simples: é o espírito do voluntariado, aquela certeza de que estamos fazendo o bem e contribuindo para melhorar a sociedade em que vivemos. Foi esta certeza que, em abril de 1994, motivou duas personalidades do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, o comandante Arthur Zietz e o então presidente José Henrique Loyola, a idealizar e criar uma instituição que unisse as corporações em Santa Catarina e incentivasse a criação de muitas outras, fortalecendo o ideal dos bombeiros voluntários: a Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc). 

Integrante da corporação desde os 15 anos e comandante por quase 30 anos, Arthur Zietz representava como ninguém a figura do bombeiro voluntário e sabia que era preciso disseminar este conceito no Estado. Ele deu a ideia e incentivou Loyola, que topou o desafio, criou oficialmente a Abvesc e foi o seu primeiro presidente. Na época, havia apenas 11 unidades no Estado, uma quantidade insuficiente para atender a demanda da região.

Para ampliar este número, Henrique Loyola percorreu os municípios de Santa Catarina conversando com as lideranças comunitárias, fazendo palestras e disseminando o conceito do voluntariado. Junto com seu assessor Lauro Salvador, viajava muitas vezes de noite, sempre com seu próprio carro e arcando com todas as despesas para atingir seu objetivo. Ao final de sua gestão, a Abvesc contava com mais de 50 corporações e estava consolidada no Estado.

Atualmente, ao comemorar 25 anos de fundação, a associação agrega 31 corporações, que atendem 1,6 milhão de catarinenses, em 50 municípios, nos serviços de socorro às diferentes urgências e emergências relacionadas com a atividade de bombeiro urbano - em 2018 foram 76.585 chamados. As filiadas somam 4.600 pessoas, que ajudam a manter vivo o ideal dos bombeiros voluntários de sempre ajudar o próximo.

Moacir Thomazi , presidente da ABVESC 






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br